fbpx
Rua Manoel Eufrásio, 784 - Conj. 2, Curitiba
41 3023-7076
contato@heloizarodrigues.com.br

Tudo que você precisa saber sobre Telhados Verdes

Mas afinal, o que é chamado de Telhado Verde?

Telhados Verdes são todos os jardins implantados sobre uma laje

Você sabia que existem dois tipos de Telhados Verdes?

​ 1 – Os chamados extensivos – que cobrem toda a área dos telhados e atendem a benefícios ecológicos / ambientais, com o plantio de espécies baixas ou rasteiras e não funcionam como jardins de cobertura acessíveis.

 

2 – Os chamados intensivos – que são jardins sobre laje que podem ser considerados verdadeiros jardins elevados, onde se criam ambientes com mobiliários e outros elementos paisagísticos como deck, pérgula, pisos e iluminação. A vegetação pode incluir arbustos, árvores, trepadeiras e forrações.

 

 

Quais os benefícios de se ter um Telhado Verde?

Considerados uma das maiores tendências do paisagismo mundial, os telhados verdes apresentam inúmeros benefícios ecológicos para as cidades e principalmente a seus moradores, que usufruem tanto destes benefícios ecológicos como também tem a sua qualidade de vida influenciada positivamente com a instalação de telhados verdes.

 

 

Se você tem um local sobre laje que gostaria de aproveitar melhor, ou um telhado cuja visão não te agrada, então leia este texto até o fim e você vai descobrir muitas possibilidades e soluções para estes locais e irá se surpreender com os resultados.

 

 

Principais benefícios ecológicos:

a. Um dos primeiros benefícios que temos que falar sobre os telhados verdes é a melhoria da qualidade do ar nas regiões em que eles estão inseridos.

Isto ocorre por:

  • Produção de Oxigênio pela fotossíntese

  • Aumento da umidade do ar, resultante da transpiração das plantas

  • Armazenamento da água na estrutura do próprio telhado verde.

RESULTADO: Onde há um telhado verde, cria-se um microclima diferenciado que atenua os efeitos causados pelo excesso de concreto e asfalto, principalmente nos meses de verão. Estudos indicam que a utilização de telhados verdes em larga escala pode diminuir de 1 a 2 °C a temperatura nos centros urbanos.

 

b. A retenção de partículas de poeiras tóxicas decorrente da poluição ambiental

c. Compensação das áreas impermeáveis nas grandes cidades.

Estudos comprovam que os Telhados Verdes retêm de 15 a 70% do volume das águas das chuvas, que são liberadas mais lentamente para as tubulações de águas pluviais.

RESULTADO: Evita as temíveis inundações características dos meses de verão, tão comuns em nosso país tropical.

 

d. Contribui para a biodiversidade não apenas da flora, mas também da fauna.

 

RESULTADO: A presença de vegetação em centros urbanos trás de volta aves, insetos e borboletas, que já não existiam nestes lugares.

 

 

 Benefícios para a qualidade de vida de nós humanos:

e. O contato com a natureza produz bem estar psicológico.

 

RESULTADO:  É inegável que o contato com a natureza acalma e alivia as tensões do dia a dia. Como os telhados verdes podem ser transformados em verdadeiros jardins sobre laje, com o plantio de árvores ornamentais ou frutíferas, arbustos e herbáceas, além de forrações e grama, tem-se este benefício somado aos benefícios ecológicos. A criação de espaços de convívio para a família e amigos, ou para os funcionários da empresa, quando feito em telhados de edifícios empresariais, ou ainda para a comunidade, quando se trata de um espaço público é, sem dúvida nenhuma, uma forma de aumentar a qualidade de vida das pessoas 

 

 

f. Uso de Telhados verdes para hortas com produção de legumes, hortaliças, temperos e ervas medicinais.

 

RESULTADO: Produção de legumes e verduras orgânicas e aumento da área útil do imóvel e sua consequente valorização no mercado.

 

 

 QUAIS OS PROBLEMAS QUE VOCÊ PODERÁ TER EM SEU TELHADO VERDE?

Problemas usuais que ocorrem na implantação dos Telhados Verdes e que podem comprometer o seu resultado:

  1. Impermeabilização inadequada e com infiltrações.

  2. Sobrecarga além do que a laje comporta. Telhados verdes implantados com terra comum de jardim pode ter um sobrepeso de 1800 a 2500 Kg por m³.

  3. Sistema de drenagem inadequado.

  4. Espécies ornamentais inadequadas ao clima de sua região ou que possuam raízes agressivas.

  5. Utilização de espécies ornamentais com alta demanda de manutenções.

  6. Escolha de espécies ornamentais com diferentes necessidades hídricas, o que compromete a adequada regulação do sistema de irrigação automatizado.

  7. Sistema de irrigação automatizado inadequado para uso no Telhado Verde

 

COMO VOCÊ PODE TER UM TELHADO VERDE SEM PROBLEMAS EM SUA CASA

O que você deve fazer para que o seu sonho de ter um Telhado Verde não se transforme em problemas ou uma grande frustração?

Com todas as informações que você leu acima, você teve a oportunidade de tomar conhecimento sobre os muitos itens que devem ser levados em conta para que você tenha sucesso com o seu telhado verde.

Você também já conseguiu imaginar quantos momentos de prazer que você, sua família e seus amigos terão com o lazer que será proporcionado quando a laje ou a varanda de sua casa se transformar em ambientes com móveis confortáveis rodeado de muito verde.

Mas nós sabemos que você não quer se arriscar a investir dinheiro em algo que pode dar errado! Você quer ter prazer com o seu telhado verde e não dores de cabeça.

É exatamente para que você não tenha que pensar em cada detalhe do projeto e da implantação de seu Telhado Verde e possa ter a certeza que ele irá ter as condições necessárias para o pleno desenvolvimento das plantas que nós do escritório Heloiza Rodrigues Paisagismo estamos colocando à sua disposição nossos mais de 26 anos de Know How com projetos, implantações e consultorias de manutenção para escolher as melhores espécies para o seu telhado verde.

 

 

Utilizamos para a implantação de nossos Telhados Verdes o melhor substrato existente no Brasil, o qual é capaz de disponibilizar de forma contínua e equilibrada os nutrientes para as plantas o que permite que elas possam se desenvolver por décadas sem a necessidade de trocas de plantas. Nosso substrato tem um sobrepeso de apenas 800 Kg por metro cúbico e graças à sua microbiologia, podemos ter arbustos, herbáceas e forrações com apenas 10 cm de substrato, o que dará um sobrepeso de substrato de apenas 80 Kg / m²!!

Com 20 cm de substrato você poderá ter em seu Telhado Verde até mesmo árvores frutíferas ou ornamentais!

Isto só é possível devido a presença de bactérias positivas no substrato, que ao disponibilizar os nutrientes de forma contínua, evita que as raízes precisem crescer para ir ao encontro dos nutrientes. Com isto não há o risco das raízes ocuparem toda a área do substrato o que leva as plantas à morte. Ao contrário disto as plantas ficam sempre muito bem nutridas e saudáveis.

 

 

E para que as espécies ornamentais que utilizamos em nossos Telhados Verdes possam receber a quantidade exata de água, nós utilizamos um sistema automatizado de irrigação especial, dimensionado de forma adequada para cada uma das espécies.

Com o projeto criado de forma exclusiva para atender às suas necessidades você terá um Telhado Verde que irá trazer a Natureza para muito perto de você e com baixa necessidade de manutenção.

Entre em contato conosco e transforme o seu sonho de ter um Telhado Verde em realidade!



 

(41) 3023-7076 | (41) 99609-6579
contato@heloizarodrigues.com.br

                 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *